Discentes

O Aluno Especial é um aluno de disciplina – diferente do Aluno Regular, que é um aluno do Curso de Pós-Graduação oferecido pelo PGEHA –, portanto, o único vínculo desse Aluno Especial com o Programa é com a disciplina em que estiver matriculado.

A participação como Aluno Especial em uma disciplina do Programa, além de proporcionar o conhecimento transmitido pelos ministrantes das disciplinas, serve como um primeiro contato das pessoas interessadas no PGEHA, que terão assim a oportunidade de conhecer o funcionamento e, eventualmente, conhecer os professores do Programa.

Outro importante atrativo da participação como Aluno Especial no Programa é que o aluno poderá aproveitar os créditos referentes à disciplina que tenha cursado como Aluno Especial em uma eventual matrícula como Aluno Regular do Programa.

O ingresso como Aluno Especial acontece a cada semestre, com inscrições algumas semanas antes do início das aulas. O Edital é publicado logo depois de termos definidas as disciplinas que serão oferecidas: aproximadamente na 2ª quinzena de janeiro (para as disciplinas do 1º semestre) e aproximadamente na 2ª quinzena de junho (para as disciplinas do 2º semestre). Até a semana em que o edital é efetivamente publicado, não temos previsão de quando isso ocorrerá – Aguarde!

O edital para a próxima seleção será publicado na aba “Processo Seletivo” desse site, onde será publicada também a relação de selecionados, ao final do processo.

Para ter uma ideia de como é o Processo Seletivo e quais documentos são solicitados para a inscrição, consulte aqui o edital mais recente.

Manual do Aluno Especial

As matrículas de alunos especiais são feitas pela Secretaria do Programa, com os documentos que o selecionado enviou quando se inscreveu. Não é necessário enviar novos documentos.

O Aluno Especial poderá obter Atestado por ter participado em disciplinas do PGEHA. Para tanto, deverá enviar solicitação por e-mail para pgeha@usp.br informando nome completo ou No USP e a disciplina que cursou.

Observa-se que só é possível emitir o Atestado de Conclusão após o Professor da disciplina ter lançado os conceitos e frequências dos alunos da turma, sendo que o Professor tem até 60 dias para lançar essas informações.


O Aluno Especial não tem acesso ao Sistema Janus.


 

O Número USP é o número de identificação de uma pessoa nos Sistemas de Informação da USP. Este número não muda, portanto se a pessoa já teve algum vínculo qualquer com a USP (tais como aluno de Graduação, de Cursos de Extensão, fornecedor de serviços ou qualquer outro vínculo), o Número USP será o mesmo.

Caso seja o primeiro vínculo da pessoa com a USP, o Número USP será criado assim que a Secretaria fizer a matrícula na disciplina.

E como saber qual é o seu Número USP? A maneira mais fácil é verificar, a partir da primeira aula, na lista de presença da turma. O Número USP é o número à esquerda do nome de cada aluno. Ou solicitando para a Secretaria do Programa.

Com este número de identificação, o Aluno Especial terá acesso aos sistemas de consulta integrada (SIBi) e empréstimos (Dédalus) das bibliotecas USP, a rede wifi da Universidade e outros serviços.

Ter este número decorado facilita a identificação do aluno pessoalmente.

O Aluno Especial não pode criar E-mail USP. A comunicação entre a Secretaria ou o professor da turma e o aluno especial será feita pelo e-mail informado no ato da inscrição

O Aluno Especial pode acessar a Internet pela rede de Wi-Fi da USP.

Para tanto, a pessoa já deve ter um Número USP e deverá identificar-se nos Sistemas de Informação da USP da seguinte maneira:

  • Acesse o site https://id.usp.br e clique em “Primeiro acesso”. Preencha as informações solicitadas (No USP e o e-mail informado na Inscrição).
  • Siga as instruções recebidas em seu e-mail e crie a sua Senha Única.

A partir daqui, há duas maneiras de prosseguir.

Uma:

  • Baixe, do site da eduroam (serviço gratuito de conectividade com a Internet – tanto na USP como em outras instituições participantes, nacional ou internacional) o aplicativo cat.eduroam;
  • Quando estiver nas dependências da USP, abra o aplicativo e siga as instruções para conectar-se (você precisará de seu No USP e a Senha Única).

Duas:

  • Quando estiver nas dependências da USP, procure em seu equipamento (telefone celular, notebook e semelhantes) a rede de wi-fi EDUROAM e inicie o procedimento para se logar a ela.
  • Na página que abrir em seu equipamento, informe o usuário [seu No USP]@usp.br (por exemplo: 1111111@usp.br) e a Senha Única.

Com isso, você terá acesso à rede de wi-fi em qualquer lugar da Universidade que tenha uma antena com sinal potente o suficiente.