Programa

HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo foi aprovado em julho de 2000, para os cursos de mestrado e doutorado. O mestrado foi recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em julho de 2002 e implantado no primeiro semestre de 2003. O doutorado foi recomendado em agosto de 2013 e implantado no segundo semestre de 2014.

O Programa é uma atividade conjunta da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP) e responde às necessidades emergentes de vários setores culturais. É crescente a demanda por profissionais habilitados na área de artes para trabalhos em centros culturais, escolas, museus e instituições artísticas. Assim, ao longo dessa década de funcionamento, o Programa tem se mostrado necessário e pertinente, vindo a preencher uma lacuna na formação de pesquisadores na área de Estética, História da Arte e suas interfaces.

Acompanhando a dinâmica da Universidade de São Paulo, professores e pesquisadores envolvidos com a pesquisa e a produção de estudos interdisciplinares relacionados à arte propuseram o Programa, valendo-se da longa experiência histórica na área, nesta Universidade. Nesse ponto, é importante lembrar docentes pioneiros, como Roger Bastide, Lévi-Strauss, Jean Maugué, Ungaretti, Ruy Galvão de Andrada Coelho, Lourival Gomes Machado, Gilda de Mello e Souza, Antônio Cândido, entre outros, que atuaram, significativamente, nas primeiras décadas de implantação da Universidade, provocando até hoje desdobramentos em sua reflexão cultural e artística. Tais contribuições e suas influências diretas ou indiretas formaram gerações de intelectuais nessa Universidade e ainda são relevantes em várias unidades, institutos, museus, centros e associações de pesquisa. São reflexos dessas influências vários trabalhos de grande importância para a atualidade desenvolvidos pelas equipes de docentes e pesquisadores das unidades que compõem o Programa.

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte caracteriza-se por estabelecer e atualizar conceitos estéticos, com base em referências históricas nacionais e internacionais, capazes de situar e aprofundar o alcance do objeto artístico e sua inserção numa rede de valores e de representações sociais, culturais e econômicas. Para atingir sua finalidade, propõe-se várias abordagens na investigação do processo artístico. Sempre presentes nas discussões estão a complexidade, os vários níveis e as condições que envolvem o artista, a obra, a circulação e o entendimento da obra de arte, assim como o desvendar das condições do discurso historiográfico e crítico, repensando, reavaliando e redefinindo conceitos que norteiam as respostas contemporâneas às questões:

O que é a arte em cada contexto social e cultural?

Qual é o papel do artista?

O que faz com que, num determinado momento e contexto, um objeto seja considerado “obra de arte”?

Qual o papel do pesquisador?

Qual o papel do Museu e das Instituições artísticas?

Qual a visão crítica da Universidade a respeito destas questões?

E, principalmente, quais os possíveis campos interdisciplinares correlacionados à área em questão?

Em sua origem e formação, o Programa abarcou questões interdisciplinares que o levaram à sua configuração atual, oferecendo assim a oportunidade para que pesquisadores das mais diversas Unidades da USP: Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP) e Faculdade de Medicina – Departamento de Terapia Ocupacional (TO-FM/USP) possam sistematizar e organizar suas pesquisas e estudos conjuntamente. Desse modo, o presente Programa apresenta um perfil que motiva o crescimento e conjugações na elaboração de futuros projetos interunidades e mesmo interinstitucionais.

Através de seus docentes, discentes e pesquisadores, procura-se estabelecer novos parâmetros para a pesquisa em Estética e História da Arte, focando, de modo especial, a perspectiva interdisciplinar. Esses esforços surgem nos conteúdos programáticos das disciplinas oferecidas, projetos de pesquisa organizados por docentes e discentes e, particularmente, nas atividades de extensão e divulgação da pesquisa em arte. Os intercâmbios institucionais nacionais e internacionais também são priorizados.

Vale notar que os Convênios Acadêmicos Internacionais para intercâmbio de alunos e docentes e a realização de atividades conjuntas, coordenados por docentes do Programa têm ampliado sua internacionalização. São eles: Università degli Studi di Milano, Itália; Universidad Alberto Hurtado, Chile; Fundación Museo Reina Sofía, Espanha; Universität Bremen, Alemanha, além do Convênio de Dupla Titulação, recentemente assinado com a Université Paris I – Panthéon Sorbonne, França.

A partir do conjunto dessas ações, docentes e discentes do Programa elaboram procedimentos teóricos, metodológicos e epistemológicos dirigidos ao campo da interdisciplinaridade artística contemporânea.

As atividades interdisciplinares e a boa recepção dos mestres em Estética e História da Arte frente ao mercado de trabalho motivam a continuidade desses estudos no nível do doutorado – reconhecido como porta de entrada da estrutura acadêmica e fator indicativo de aperfeiçoamento profissional. O doutorado foi aprovado no segundo semestre de 2013 e sua primeira turma iniciou-se no segundo semestre de 2014.

O Programa tem avançado, a cada ano, em sua proposta interdisciplinar, porém, é consenso entre seus membros que há muito trabalho pela frente para que a interdisciplinaridade seja consolidada, inclusive como compreensão dessa nova área do saber.