O projeto do espaço moderno

Linha de Pesquisa

Produção e Circulação da Arte

Responsável pela Pesquisa

Equipe

Alessandro Jaime Sbampato
Ana Paula Dos Santos Salvat
Carla De Albuquerque
Fabiana Rodrigues De Souza
Fabio Brombal Visnadi
Josias Padilha
Katya De Castro Hochleitner

Sobre a Pesquisa

O objetivo da pesquisa é a análise e a interpretação dos processos de construção do espaço e da superfície moderna nas artes plásticas e na arquitetura. No campo da pintura, a principal característica que difere a arte moderna da arte acadêmica é a sua disposição à desmontagem da representação pretensamente realista do espaço. O estilhaçamento e a compressão do espaço perspectivo em camadas sobrepostas por parte do cubismo é uma tentativa de aproximar o então espaço ilusionista (a “janela”) para o plano do espaço real, a tela. Obras como as de Piet Mondrian, Jackson Pollock, Barnett Newman, Lygia Clark tensionam não somente a compressão do espaço pictórico como desviam o foco da percepção do observador para fora do centro da tela, local tradicional para onde o espaço perspectivo converge. Contudo, se a arte moderna trouxe o espaço pictórico da “janela ilusionista”, ou seja, de dentro da tela para a superfície da própria tela, toda e qualquer ação pictórica sobre ela, em tese, ainda configuraria uma relação entre uma figura e um fundo, intuindo assim a presença, mesmo que subliminar, desse espaço ilusionista, dessa profundidade para “dentro” da tela. Mas seria possível afinal realizar uma intervenção sobre a tela e mesmo assim não configurar uma relação entre uma figura e seu respectivo fundo? Serão justamente essas experiências que visam a negação dessa relação que a presente pesquisa pretende investigar. A busca por uma percepção integral, alternativa à contemplação passiva, é reconhecível também nos campos da escultura, da arquitetura e consequentemente do urbanismo.

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