Estética: do moderno ao contemporâneo

Linha de Pesquisa

Metodologia e Epistemologia da Arte

Responsável pela Pesquisa

Equipe

Astrid Sampaio Facanha
Cristina Pontes Bonfiglioli
Fernanda Albuquerque De Almeida
Jose Bento Machado Ferreira
Marcella Nicoli Sousa Imparato
Priscila Christmann Lorusso De Lima
Renan Brienza Simoes
Telma Luiza De Azevedo

Sobre a Pesquisa

Estética e modernidade artística. A pesquisa visa a examinar o imaginário da modernidade artística (do fim do século XIX aos anos 1970 do século XX), a partir da crença que os artistas de vanguarda depositaram nos poderes transformadores da arte, no sentido da estetização da vida. Procura, em outros termos, caracterizar as diferentes versões do “fim da arte” (ou da “morte da arte”) entendidas como baralhamento entre arte e vida: 1) na origem da modernidade artística (o dandismo): 1850-1900; 2) no período das vanguardas históricas (construtivas ou negativas): 1900-1930; 3) na época das vanguardas tardias (happenings): 1945-1970. 4) no projeto de estetização da vida no Brasil, do concretismo (1952) à arte de guerrilha (de 1969-1973). 2.Estética e arte contemporânea: A pesquisa visa à análise de algumas matrizes da crítica da cultura moderna de 1970 a 2000: 1) o dito estruturalismo e pós-estruturalismo francês de Jean-François Lyotard, Jean Baudrillard, e |Roland Barthes, entre outros; 2) a crítica estética fundada na dita “Teoria Crítica da Sociedade” (Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Walter Benjamin e Jürgen Habermas) de Peter Burger ou Fredric Jameson;; 3) a reflexão sobre a relação entre arte e política, em Hal Foster, Jacques Rancière e Nicolas Bourriaud, entre outros, a partir do exame das diferentes modalidades assumidas pela linguagem artística a partir dos anos 1970.

Compartilhar