Arte aventura: mediações no museu

Linha de Pesquisa

Metodologia e Epistemologia da Arte

Responsável pela Pesquisa

Beatriz Dos Reis De Castro Barros Silva
Carolina Paes Coelho Gracindo
Cleia Helena De Carvalho Goulart
Julia De Andrade Henrique Dos Santos
Mariane Beline Tavares
Mauricio De Paula Kanno
Monica Rolim Zarattini
Natalia Alves De Toledo
Vitor De Melo Sugimoto

Sobre a Pesquisa

O projeto de pesquisa se estrutura a partir da construção de projetos interdisciplinares, combinando exposições de arte que acontecem no Museu de Arte Contemporânea da USP e livros educativos que mostram, interpretam e expandem os conteúdos da exposição apresentada, voltado para a formação de público-estudante (particularmente, crianças e adolescentes). Atualmente, o MAC USP exibe a mostra “Escultura Aventura – Arte que Quase se Move”, que expõe dez obras-chaves do acervo do museu. A exposição, de cunho educativo, contém “placas-interativas” com perguntas de interpretação e sugestão de atividades de ateliê ligadas ao pensamento constitutivo das esculturas. Além disso, a cenografia da exposição conta com espaços de ação e interação, pensados para famílias, pais e filhos, e turmas escolares, professores e alunos. Há um espaço com plotagem de fotos de corpo-escultura, com espelho e pufes, e uma mesa-ateliê onde os visitantes podem desenhar e experimentar a criaçâo de formas escultóricas utilizando fitas, barbantes e formas geométricas. Há também um espaço-galeria onde os trabalhos realizados pelo público é exibido. No livro “Escultura Aventura!, as obras são mostradas e novas atividades são propostas. Além disso, o livro expande as possibilidades do conceito de escultura, mostrando monumentos e obras urbanas. O desenvolvimento da pesquisa é dedicado à articulação das formas de arte mostradas no museu, com seus públicos, trabalhando no sentido de ampliar as possibilidades de compreensão e usufruto dessa arte, estimulando nesse público o reconhecimento da arte como algo que lhes pertence e que faz parte das potências da condição humana. O projeto seguirá com “PIntura Aventura” e “Gravura Aventura”, com obras do MAC USP em mostras que acompanham livros educativos..