EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Nós, representantes discentes do Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP), lamentamos imensamente o atentado nefasto, fascista e sem precedentes contra a democracia e contra o patrimônio público, material e da humanidade na nossa Capital Federal, Brasília.

Ontem vimos um conjunto arquitetônico monumental estilhaçado, em convulsão, sofrendo uma agressão grotesca de ordem moral e simbólica.
Quebraram, ridicularizaram, alvoraçaram e esfaquearam tudo de mais vivo que há em um país: o POVO e sua CULTURA.

Marianne Peretti, Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Victor Brecheret, Bruno Giorgi, Oscar Niemeyer e tantos mais quadros, esculturas, objetos, móveis, vitrais, elementos arquitetônicos destruídos em segundos por criminosos e criminosas sem consciência histórica, social e política.

Lamentamos, mas não aceitaremos – como estudantes, pós-graduandos e graduandas, pesquisadores da arte e da cultura – que nos submetam a tamanho absurdo.

Lutaremos por preservar nossos acervos, restaurar nossa diversidade artística, conservar nossa cultura e proteger nossa democracia.

Convocamos todos os colegas a participarem do ato de hoje (9/1/2023) às 18h no MASP junto da ANPG!

Democracia para sempre!

Link para a manifestação da Reitoria da USP: https://jornal.usp.br/institucional/nota-da-reitoria-da-usp-em-defesa-da-democracia-brasileira/