Itinerários intelectuais e lugares do pensamento estético africano

Linha de Pesquisa

História e Historiografia da Arte

Responsável pela Pesquisa

Carlos Antonio Alonso
Carolina De Campos Tornich
Derivaldo Andrade Junior
Edson Eduardo Ramos Da Silva
Erickson Justino Da Silva
Ligia Meneghel Chagas
Marina Orofino Bortoluzzi
Valdir Pierote Silva

Sobre a Pesquisa

O projeto possui três vertentes. A primeira, trabalha sobre os itinerários intelectuais do Sael e Saara contemporâneos, com ênfase: 1) nos itinerários formativos de jovens estudantes; 2) nas organizações e associações estudantis africanas em dinâmicas de mobilidade no interior do continente africano; 3) nas produções culturais e história de artistas. A segunda vertente de estudos discute temáticas relevantes para a compreensão das expressões artísticas do contemporâneo africano, atentando para suas mídias, redes de sentido e configurações expressivas no cotidiano e na produção cultural em ambientes públicos ou privados. O projeto trabalha em sua terceira vertente com estudos que possam desdobra-se em produção de material de sensibilização para a discussão e ensino sobre artes e culturas africanas.