DOCENTES

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

A ideia é o Paulo aprender um pouco como fazer algumas coisinhas e…

Criar um Manual do Professor, com orientações sobre como resolver algumas questões, como o credenciamento de disciplinas, e reunir aqui os formulários que eles têm que preencher para cada uma dessas questões.

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA)

No Sistema Janus (página da internet para a interação de alunos com as atividades da Pós-Graduação na USP)

 

MANUAL DO PROFESSOR

Para credenciar-se junto ao PGEHA, o docente interessado precisa …

Para credenciar uma disciplina, o docente precisará apresentar à CPG o formulário XXXXX preenchido, com no mínimo XXXX de antecedência.

A matrícula é de inteira responsabilidade de cada aluno, que deverá efetuá-la em todos os semestres enquanto for aluno do Programa.

O aluno poderá matricular-se em disciplinas do PGEHA bem como em qualquer disciplina de pós-graduação da USP. O orientador poderá recusar a solicitação de matrícula do aluno em alguma disciplina.

Apenas a primeira matrícula é feita na Secretaria do Programa, mediante apresentação de requerimento preenchido pelo aluno e assinado.

Nos semestres seguintes, o aluno deverá fazer suas matrículas no Sistema Janus, clicando em “Matrícula” e depois em “Pré-Matrícula”.

Na tela de Matrícula, no Janus, há um botão de opção relativo ao Aproveitamento. Na opção “Utilizado”, os créditos obtidos com a disciplina em que se está fazendo a matrícula serão utilizados no curso atual. Na opção “Disponível”, os créditos obtidos poderão ser solicitados em um curso possível curso futuro (essa opção só faz sentido para alunos que já tenham cumprido todos os créditos exigidos em seu curso atual). 

PRESTE MUITA ATENÇÃO! Existe um procedimento chamado Matrícula de Acompanhamento, uma ação que o aluno deve realizar no Sistema Janus em todo e qualquer semestre que não for cursar alguma disciplina, incluindo o semestre em que o aluno defende sua Tese ou Dissertação.

Respeite os prazos. O Sistema Janus informa, automaticamente, via e-mail (mantenha seu e-mail USP atualizado), o próximo período agendado para matrícula. Essa informação pode também ser consultada a qualquer momento no acesso público do site.

O procedimento de matrícula é feito via Internet, de modo que pode ser realizado mesmo quando o aluno estiver em viagem. O aluno que não efetuar no período adequado, a cada semestre, matrícula de acompanhamento ou em pelo menos uma disciplina poderá ser desvinculado da Universidade de São Paulo automaticamente, pelo Sistema Janus.

A aprovação de solicitação de matrícula fora do prazo está condicionada ao aluno ainda não ter sido desligado da Universidade.

Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado e Doutorado Direto.

O cumprimento de prazos para a inscrição no Exame de Qualificação (entrega do Relatório e da Sugestão de Banca) é responsabilidade do estudante. Verifique na Ficha do Aluno, no Janus, a data limite para a sua inscrição.

Depois de realizada a inscrição, haverá um prazo para que o Exame aconteça:

Alunos matriculados no Regimento da Pós-Graduação USP baixado pela Resolução nº 6542 (verifique na Ficha do Aluno, no Janus, em que Regimento você está matriculado) devem realizar o Exame de Qualificação em, no máximo, 60 dias após a inscrição, conforme o disposto no Item VIII do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte baixado pela Resolução CoPGr Nº 6943.

Alunos matriculados no Regimento da Pós-Graduação USP baixado pela Resolução nº 7493 (verifique em sua Ficha do Aluno, no Janus, em que Regimento você está matriculado) devem realizar o Exame de Qualificação em, no máximo, 90 dias após a inscrição, conforme o disposto no Item VII do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte baixado pela Resolução CoPGr Nº 7942.

É muito importante que o aluno leia a legislação referente ao Exame de Qualificação e saiba quais são as sanções de não realizar suas obrigações nos prazos adequados.

Para inscrever-se no Exame de Qualificação, o aluno deverá entregar o Relatório de Qualificação, em PDF, elaborado conforme descrito no Regulamento do PGEHA, e a Ficha de Sugestão de Banca, em PDF, devidamente preenchida e com as assinaturas do aluno e do orientador.

Observações:
– O convite aos membros da banca deve ser feito por orientador e aluno, informalmente, antes da entrega da Ficha de Sugestão de Banca (leia, abaixo, instruções para a adequada composição da banca);
– O agendamento de data e hora para realização da banca deve ser feito pelo aluno e orientador após a confirmação da adequação da composição da banca sugerida. Esse agendamento deve ser informado à Secretaria do PGEHA assim que confirmado por todos os membros titulares da banca. Pedimos que o e-mail do Programa não seja incluído na troca de e-mails para agendamento – nós só precisamos ser informados da data e hora combinados entre os titulares;
– A Secretaria do PGEHA irá enviar o Relatório de Qualificação aos membros titulares da banca e irá criar a videoconferência (na plataforma GoogleMeet) para a realização do Exame.

Observações sobre a composição da banca

  1. A Comissão Examinadora deverá ser composta pelo Orientador e por mais dois Doutores; não podem ser indicados mestres ou especialistas;
  2. Todos os membros da Comissão Examinadora, bem como seus suplentes, devem estar vinculados a Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu;
  3. Todos os membros da Comissão Examinadora, bem como seus suplentes, poderão ser vinculados ao PGEHA;
  4. É necessária a indicação de pelo menos um titular, além do orientador, vinculado ao PGEHA
  5. Seja qual for a composição da banca, é necessária a indicação de pelo menos um suplente vinculado ao PGEHA;
  6. Recomenda-se compor a banca de Qualificação com membros que, possivelmente, comporão a banca de Defesa.
  7. Caso seja indicada alguma pessoa que nunca tenha participado de bancas na USP, será necessário cadastrá-la como “membro de banca” no Janus; isso será verificado pela secretaria após a inscrição e, se necessário, solicitaremos, com o auxílio do pós-graduando, que o indicado preencha e nos envie, com a documentação especificada, este formulário.

O Depósito da Dissertação de Mestrado deve ser realizado no Sistema Janus (ao entrar no Janus e logar-se, você encontrará no menu à esquerda o item “Depósito Digital”.

No procedimento de Depósito Digital, o aluno deverá fazer o up-load de alguns arquivos em .pdf.

Procedimentos:

O aluno deverá anexar, em .pdf, no Sistema Janus, até a data limite informada em sua Ficha do Aluno:

– a Dissertação, elaborada conforme as Diretrizes para confecção de Teses e Dissertações da USP (lembre-se, na capa ou folha de rosto de seu trabalho deve constar a unidade em que o curso foi realizado: Interunidades em Estética e História da Arte);

– a Ficha de Sugestão de composição da Comissão Julgadora, devidamente preenchida e assinada;

Carta de anuência do orientador (modelo), atestando que o aluno está apto à defesa.

Por favor, faça a Ficha Catalográfica, que deve constar no verso da Folha de Rosto de sua Dissertação, no formulário disponível no site da Biblioteca da FFLCH.

Observações:
– O convite aos membros da banca deve ser feito por orientador e aluno, informalmente, antes da entrega da Ficha de Sugestão de Banca (leia, abaixo, instruções para a adequada composição da banca);
– A CPG tem até 45 dias, após o depósito, para designar a banca (a partir da Ficha de Sugestão, verifica-se a adequação da composição da banca);
– O prazo máximo para a realização da banca é de 105 dias a partir da designação da banca pela CPG  – no limite, a defesa poderá ser realizada em até 150 dias (45 + 105 dias) após o depósito; 
– O agendamento de data e hora para realização da banca deve ser feito pelo aluno e orientador após a confirmação da adequação da composição da banca sugerida. Esse agendamento deve ser informado à Secretaria do PGEHA assim que confirmado por todos os membros titulares da banca. Pedimos que o e-mail do Programa não seja incluído na troca de e-mails para agendamento – nós só precisamos ser informados da data e hora combinados entre os titulares;
– A Secretaria do PGEHA irá enviar a Dissertação aos membros titulares da banca e irá criar a videoconferência (na plataforma GoogleMeet) para a realização da Defesa.


OBSERVAÇÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO DA BANCA

  1. Os membros da Comissão Julgadora deverão ser portadores, no mínimo, do título de Doutor e devem ter atuação em programas de pós-graduação stricto-sensu;
  2. A Comissão Julgadora deverá ser composta por três membros examinadores, além do orientador, que figurará exclusivamente na condição de presidente, sem direito a voto:
    – apenas um membro da Comissão Julgadora e seu suplente, além do orientador, poderão ser vinculados ao PGEHA;
    – pelo menos um membro titular e seu suplente não poderão ter vínculo com a USP (caso seja indicada alguma pessoa que nunca tenha participado de bancas na USP, será necessário cadastrá-la como “membro de banca” no Janus; isso será verificado pela secretaria após o depósito e, se necessário, solicitaremos, com o auxílio do pós-graduando, que o indicado preencha e nos envie, com a documentação especificada, este formulário);
    – o terceiro membro titular e seu suplente não poderão ter vínculo com o Programa, mas podem ter vínculo com a USP;
  3. Seja qual for a composição da banca, é necessária a indicação de pelo menos um titular e um suplente vinculados ao PGEHA;
  4. O agendamento de data e hora para realização da banca deve ser feito pelo aluno e seu orientador após a confirmação da adequação da composição da banca sugerida (itens 1, 2, 3 e 4, acima). É importante que, após essa confirmação, a Secretaria do PGEHA seja informada o quanto antes da data agendada.

CORREÇÕES DE DISSERTAÇÕES E TESES:

Conforme Resolução CoPGr 6018, de 13/10/2011, passa a ser permitido aos alunos aprovados nas defesas de Mestrado ou Doutorado, dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da defesa, a entrega de um exemplar revisado.

O exemplar corrigido deverá ser enviado ao e-mail do Programa, com os seguintes documentos inseridos no arquivo .pdf:

a) A indicação explícita, na folha de rosto, de que se trata da versão corrigida;

b) O “de acordo”, assinado pelo(a) orientador(a), na folha seguinte à ficha catalográfica. (MODELO)


Se você não encontrou a informação que deseja, solicite-a pelo e-mail do programa (pgeha@usp.br)

O Depósito da Tese de Doutorado deve ser realizado no Sistema Janus (ao entrar no Janus e logar-se, você encontrará no menu à esquerda o item “Depósito Digital”.

No procedimento de Depósito Digital, o aluno deverá fazer o up-load de alguns arquivos em .pdf.

Procedimentos:

O aluno deverá anexar, em .pdf, no Sistema Janus, até a data limite informada em sua Ficha do Aluno:

Por favor, faça a Ficha Catalográfica, que deve constar no verso da Folha de Rosto de sua Tese, no formulário disponível no site da Biblioteca da FFLCH.

Observações:
– O convite aos membros da banca deve ser feito por orientador e aluno, informalmente, antes da entrega da Ficha de Sugestão de Banca (leia, abaixo, instruções para a adequada composição da banca);
– A CPG tem até 45 dias, após o depósito, para designar a banca (a partir da Ficha de Sugestão, verifica-se a adequação da composição da banca);
– O prazo máximo para a realização da banca é de 105 dias a partir da designação da banca pela CPG  – no limite, a defesa poderá ser realizada em até 150 dias (45 + 105 dias) após o depósito; 
– O agendamento de data e hora para realização da banca deve ser feito pelo aluno e orientador após a confirmação da adequação da composição da banca sugerida. Esse agendamento deve ser informado à Secretaria do PGEHA assim que confirmado por todos os membros titulares da banca. Pedimos que o e-mail do Programa não seja incluído na troca de e-mails para agendamento – nós só precisamos ser informados da data e hora combinados entre os titulares;
– A Secretaria do PGEHA irá enviar a Dissertação aos membros titulares da banca e irá criar a videoconferência (na plataforma GoogleMeet) para a realização da Defesa.


OBSERVAÇÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO DA BANCA

  1. Os membros da Comissão Julgadora deverão ser portadores, no mínimo, do título de Doutor e devem ter atuação em programas de pós-graduação stricto-sensu;
  2. A Comissão Julgadora deverá ser composta por cinco membros examinadores, além do orientador, que figurará exclusivamente na condição de presidente, sem direito a voto:
    – apenas dois membros da Comissão Julgadora e seus suplentes, além do orientador, poderão ser vinculados ao PGEHA;
    – pelo menos um membro titular e seu suplente não poderão ter vínculo com a USP (caso seja indicada alguma pessoa que nunca tenha participado de bancas na USP, será necessário cadastrá-la como “membro de banca” no Janus; isso será verificado pela secretaria após o depósito e, se necessário, solicitaremos, com o auxílio do pós-graduando, que o indicado preencha e nos envie, com a documentação especificada, este formulário);
    – os demais membros titulares e seus suplentes não poderão ter vínculo com o Programa, mas podem ter vínculo com a USP;
  3. Seja qual for a composição da banca, é necessária a indicação de pelo menos um titular e um suplente vinculados ao PGEHA;
  4. A CPG recomenda fortemente a participação, como titular, de um membro do PGEHA nas bancas de defesa.
  5. O agendamento de data e hora para realização da banca deve ser feito pelo aluno e seu orientador após a confirmação da adequação da composição da banca sugerida (itens 1, 2, 3 e 4, acima). É importante que, após essa confirmação, a Secretaria do PGEHA seja informada o quanto antes da data agendada.

CORREÇÕES DE DISSERTAÇÕES E TESES:

Conforme Resolução CoPGr 6018, de 13/10/2011, passa a ser permitido aos alunos aprovados nas defesas de Mestrado ou Doutorado, dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da defesa, a entrega de um exemplar revisado.

O exemplar corrigido deverá ser enviado ao e-mail do Programa, com os seguintes documentos inseridos no arquivo .pdf:

a) A indicação explícita, na folha de rosto, de que se trata da versão corrigida;

b) O “de acordo”, assinado pelo(a) orientador(a), na folha seguinte à ficha catalográfica. (MODELO)


Se você não encontrou a informação que deseja, solicite-a pelo e-mail do programa (pgeha@usp.br)

O Sistema Janus é o ambiente de controle acadêmico da USP para a Pós-Graduação. No Janus é onde todas as informações sobre alunos de Pós-Graduação são cadastradas, desde seus dados pessoais até detalhes sobre seu desempenho acadêmico. E é onde, também, o aluno consulta essas informações e interage com a Universidade, realizando suas matrículas, cadastrando requerimentos e solicitando e-mail e cartões, entre outros.

É importante que o aluno faça seu primeiro acesso no Sistema Janus logo que receba seu número USP após ter sua primeira matrícula realizada pela Secretaria do Programa.

Ao ser matriculado em um curso de Graduação ou Pós-Graduação na USP, o aluno passa a ter acesso e direito de retirar livros em qualquer biblioteca da Universidade, bastando apresentar seu Cartão USP para isso.

Nos primeiros dias, enquanto seu Cartão USP não fica pronto, o aluno que desejar retirar algum material em bibliotecas deverá apresentar um atestado de matrícula. Esse documento pode ser retirado na Secretaria do Programa a qualquer momento.

Experimente ingressar nos sistemas de consulta integrada (SIBi) e empréstimos (Dédalus) das bibliotecas USP e se inteirar dos funcionamentos de busca.

O Aluno Regular do PGEHA pode participar, como representante discente, de diversos colegiados que compõem a vivência acadêmica e administrativa da Universidade de São Paulo.

No âmbito do próprio programa, a Comissão de Pós-Graduação (CPG) tem, em sua composição, uma cadeira para o representante discente.

No âmbito do Museu de Arte Contemporânea – que, entre as Unidades que compõem este programa Interunidades, é a que oferece suporte administrativo ao PGEHA -, há uma cadeira para representação discente em cada um dos colegiados do Museu: Conselho Deliberativo (CD), Comissão de Pesquisa (CPq), Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e Comissão Técnico-Administrativa (CTA).

Os mandatos discentes para estes colegiados (CPG, CD, CPq, CCEx e CTA) têm a duração de um ano, iniciando normalmente no final de um ano e indo até o final do ano seguinte.

Os representantes discentes são escolhidos por eleição realizada entre seus pares. Essa eleição é regulamentada por Portaria baixada pelo diretor da Museu de Arte Contemporânea.

(veja a Portaria que regulamentou a última eleição de Representação Discente)

(veja as Candidaturas inscritas para a última eleição de Representação Discente)

(veja os Representantes Eleitos na última eleição de Representação Discente)

No âmbito da Universidade, existem alguns outros colegiados em que o aluno do PGEHA pode ocupar cadeiras, disputando o pleito com alunos de outros programas de Pós-Graduação. Estes pleitos são organizados pelas Pró-Reitorias e pela Reitoria da Universidade.

REPRESENTANTES DISCENTES EM COLEGIADOS

Do MAC USP: Conselho Deliberativo, Comissão Técnico-Administrativa, Comissão de Pesquisa, Comissão de Cultura e Extensão.

Do PGEHA USP: Comissão de Pós-Graduação.

LEIA A PORTARIA DE CONVOCAÇÃO!

INSCREVA-SE! (candidatura individual / de chapa)