Irene de Araujo Machado

Linha de Pesquisa

Produção e Circulação da Arte

Grupo(s) de Pesquisa

Espaço Semiótico da Cultura Audiovisual

Disciplina(s)

EHA5743 – Seminário de Pesquisa: Experiências Estéticas em Arte e Ativismo

Sobre

Bolsista Produtividade CNPq-PQ-1C. Livre Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP; Mestre em Comunicação e Semiótica na PUC-SP.

É Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do PPG Meios e Processos Audiovisuais, onde ministra as disciplinas Experiências Dialógicas: literatura, cinema e discursos audiovisuais e Tradução Intersemiótica nas linguagens audiovisuais e orienta pesquisas em nível de mestrado e doutorado.

Atua no Curso de Graduação ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação e Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação (ECA) e Teorias do Signo e Textos Comunicacionais (Curso de Design-FAU).

Atua no PGEHA ministrando a disciplina Seminário de Pesquisa: Experiências Estéticas em Arte e Ativismo.

Como Pesquisadora do CNPq (PQ-1C), desenvolve a pesquisa: Tradução Intercultural: Imprevisibilidades Estéticas do Cinema Negro (2021-2014).

É líder do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação (Diretório CNPq).

Coordena o Grupo de Trabalho Comunicação e Experiência Estética da Associação dos Programas de Comunicação (COMPÓS), com o Prof. Dr. André Brasil (UFMG), (Gestão 2023-2024).

Publicou, dentre outros, Vieses da comunicação: Explorações segundo McLuhan (2014); O filme que Saussure não viu: pensamento semiótico de Roman Jakobson (2007); Escola de Semiótica: a experiência de Tartu-Moscou sobre os sistemas da cultura (2004), além de artigos em periódicos científicos. Em 2022, publicou a tradução do livro: Mecanismos imprevisíveis da cultura, de Iuri Lotman (Editora HUCITEC).

Criou o Projeto Editorial da Revista Galáxia no PEPG em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e foi sua Editora Científica de 2001 a 2005. Participou da equipe de criação do Projeto Editorial de Matrizes na PPG em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e colaborou na editoria científica de 2007 a 2009. Foi membro da Editoria Científica de E-Compós. Revista dos Programas de Comunicação; Significação. Revista de Cultura Audiovisual (PPG em Meios e Processos Audiovisuais, de 2012-2020).

Na ECA, exerce as funções: de Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA-USP, com o Prof. Dr. Luciano Guimarães (Gestão 2019-2023) e do Convênio entre a ECA e a Universidade Zumbi dos Palmares (UNIPALMARES).

Fundou a Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) e exerceu a Presidência até 2002.