Com apoio financeiro da Capes, o XII Congresso Internacional de Estética e História da Arte – Emergências Transversais: Territórios e Perspectivas para a Arte, do PGEHA-USP, ocorreu entre os dias 18 e 21 de outubro de 2022, com palestras e mesas de comunicação que provocaram a discussão de (des)construções da Estética e História da Arte.
O objetivo desta edição do Congresso foi refletir sobre estratégias que respondam às profundas transformações no modo de vida, à construção de grandes centros culturais, à influência dos meios de comunicação e, especialmente, à cultura digital que marcam as cidades e territórios emergentes no processo de configuração espacial e na construção de uma nova perspectiva na estética e história da arte.
Em seus Congressos, o PGEHA busca estabelecer possibilidades de troca de conhecimento, aprofundamento histórico e ampliação das discussões teóricas acerca da Estética e da História da Arte. Nesta XII edição, além de artigos da comunidade de pós-graduação e pesquisadora, recebemos pôsteres da comunidade de graduação, expandindo o diálogo com futuros pesquisadores. E organizamos, também, uma mostra de trabalhos artísticos apresentados pela comunidade.
O XII Congresso Internacional de Estética e História da Arte – Emergências Transversais: Territórios e Perspectivas para a Arte contou com a presença de pensadores do Brasil e do exterior, compondo mesas de debate no Auditório István Jancsó, mesas de comunicação junto e apresentação de pôsteres e propostas artísticas na sede do PGEHA, montando um calendário que estimulou a convivência e o diálogo no campus. Os eixos temáticos foram:
- Vistoriando Muros: a instituição, a institucionalização e o extrainstitucional
Bases teórico-práticas para pensar o fazer artístico responsivo ao seu tempo face ao caráter prescritivo das instituições.
- (Trans)passando: desafios extrainstitucionais em ambientes virtuais
A necessidade de pensar a reinvenção das instituições artísticas face às injunções de presença em ambiente virtual, assim como as miríades de práticas e de recepção alternativas da obra de arte mediada e midiatizada por interfaces digitais.
- Criando Fendas: desterritorializações e reterritorializações epistemológicas
Relação entre as vivências transterritoriais, tanto geopolíticas quanto epistemológicas e ontológicas, e as práticas que emergem desta pesquisa em criação artística.
- Fora dos Muros: a busca por novos territórios
Sabedorias de fora da academia, criações artísticas e manifestações culturais que romperam, de fora para dentro, o ambiente acadêmico abrindo portas para novos modos de fazer e existências.
O XII Congresso Internacional de Estética e História da Arte – Emergências Transversais: Territórios e Perspectivas para a Arte gerou a publicação de artigos que estão disponíveis neste site.