Processo Seletivo
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte oferece, regularmente, vagas para Mestrado e Doutorado.
Os critérios para seleção de novos alunos estão descritos no Regulamento do PGEHA. Normas específicas de cada processo seletivo (datas, número de vagas, etc.) são estabelecidas em edital (abaixo) publicado a cada nova oferta de vagas.
Os editais “encerrados” permanecem públicos para servirem de orientação ao interessado: fique atento ao calendário.
Informações sobre a seleção
EDITAL PARA INGRESSO NO PGEHA 2024
Veja no edital as vagas oferecidas, o calendário e outras normas do Processo Seletivo.
O candidato do processo seletivo para aluno regular do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) deve comprovar proficiência em língua estrangeira (uma para Mestrado e duas para Doutorado) conforme o estabelecido no Edital.
Os idiomas aceitos pelo Programa são: Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou Alemão.
Organize-se e providencie sua proficiência com antecedência.
Onde conseguir a Proficiência em Língua Estrangeira?
– Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL) – exames elaborados para o PGEHA nas línguas Inglês, Francês e Espanhol (não são aceitos comprovantes de proficiência obtidos antes de dois anos da data prevista no edital para apresentação da documentação).
– Veja as PRÓXIMAS PROVAS (o calendário oficial de provas deve ser consultado no site do órgão – as informações na página do PGEHA serão atualizadas sempre que possível).
– O CIL não informa o resultado aos candidatos, mas informa ao PGEHA os candidatos que obtiveram CONCEITO SUFICIENTE.
– União Cultural Brasil Estados Unidos (não são aceitos comprovantes de proficiência obtidos antes de dois anos da data prevista no edital para apresentação da documentação). Verifique no edital de abertura de vagas do PGEHA as exigências de nível e aproveitamento.
– Aliança Francesa (não são aceitos comprovantes de proficiência obtidos antes de dois anos da data prevista no edital para apresentação da documentação). Verifique no edital de abertura de vagas do PGEHA as exigências de nível e aproveitamento.
– Istituto Italiano di Cultura (não são aceitos comprovantes de proficiência obtidos antes de dois anos da data prevista no edital para apresentação da documentação). Verifique no edital de abertura de vagas do PGEHA as exigências de nível e aproveitamento.
– Certificados exigidos pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) para Mobilidade Internacional de Estudantes USP (validade: conforme tabela da Aucani nesta página);
– Poderão ser dispensados da prova de proficiência em língua estrangeira candidatos que comprovarem a conclusão de curso de graduação em Letras em instituição de ensino superior, com habilitação em uma das línguas exigidas pelo Programa.
- Aos Alunos Estrangeiros é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada em até 15 (quinze) meses após o ingresso no Programa exclusivamente por meio da apresentação de certificados de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros, conforme estabelecido no Regulamento do PGEHA.
Não será exigida a comprovação de proficiência em língua portuguesa ao aluno estrangeiro de Doutorado que tiver apresentado comprovação de tal proficiência no Mestrado.
Obs.: Certificado de conclusão de curso de idioma não é válido como proficiência.
BIBLIOGRAFIA – MESTRADO E DOUTORADO
AMARAL, A. A. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970. Barueri/SP: Nobel, 2003.
ARGAN, G. C. Arte moderna: Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
BARROS, J. D. A. As Influências da Arte Africana na Arte Moderna. Afro-Ásia, v. 44, p. 37-95, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.9771/aa.v0i44.21236.
CANTON, K. Temas da Arte Contemporânea. São Paulo: WMF Martins, 2019. 6 v.
CANTON, K. Do moderno ao contemporâneo. São Paulo: WMF Martins, 2009.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FABRIS, A. (Org.). Modernidade e modernismo no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2010.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. São Paulo: Zahar, 2006.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
GONÇALVES L. R. Arte brasileira no século XX. São Paulo: São Paulo: ABCA, 2007.
GONÇALVES L. R. Entre Cenografias: O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp, 2021. ISBN 13: 9788531408519.
GONÇALVES L. R.; FABRIS, A. (Orgs.). Os lugares da crítica de arte. São Paulo: ABCA; Imprensa Oficial, 2005.
WOOD, P. et al. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
As provas serão realizadas utilizando-se a plataforma Google Meet. O link será enviado por e-mail.
Fique atento às orientações para realização da prova escrita, conforme especificado no Edital.
APROVADOS NA PROVA DISSERTATIVA (Fase 2)
Apresentação do projeto e do currículo apresentados no ato da inscrição, nos termos descritos no Edital, a uma Banca, que fará análise de mérito, a partir de arguição oral.
A avaliação do projeto leva em conta, principalmente, a pertinência e a clareza dos objetivos, a atualidade das referências teóricas e a viabilidade do projeto em relação à linha de pesquisa do orientador proposto.
As bancas para essa fase do Processo Seletivo são agendadas após o resultado da prova dissertativa, com os candidatos que obtiveram nota suficiente para continuar no processo.
A página abaixo indica as bancas de arguição do Processo Seletivo em andamento.
BANCAS AGENDADAS
Resultado final do Processo Seletivo:
Os candidatos selecionados deverão entregar à Secretaria do Programa, no modo e no prazo estipulado em Edital, os documentos solicitados, bem como o formulário de solicitação de primeira matrícula em disciplinas, devidamente preenchido e assinado.
As pessoas aprovadas deverão apresentar os originais de toda a documentação e serão desclassificadas caso a imagem enviada para inscrição não corresponda ao original.
Aqueles que não atenderem as exigências de documentação prevista no Edital não poderão efetivar a matrícula. Neste caso, fica sem efeito a aprovação no processo seletivo.
Os Editais de anos anteriores permanecem publicados para que o interessado tenha, em suas normas e calendários, uma referência de como acontecem os Processos seletivos do PGEHA.
INFORMAÇÕES SOBRE PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES
.
ÚLTIMO EDITAL (Mestrado & Doutorado)
.
INGRESSO NO 1O SEMESTRE DE 2024 – MESTRADO E DOUTORADO
Edital / Inscritos / Aprovados Mestrado & Doutorado)
.
INGRESSO NO 1O SEMESTRE DE 2023 – MESTRADO E DOUTORADO
Edital / Inscritos / Aprovados Mestrado & Doutorado)
.
INGRESSO NO 1O SEMESTRE DE 2022 – MESTRADO E DOUTORADO
Edital / Inscritos / Aprovados Mestrado & Doutorado)
.
INGRESSO NO 1O SEMESTRE DE 2021 – MESTRADO E DOUTORADO
Edital / Inscritos / Aprovados (Mestrado / Doutorado)
.